NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA


União, Difusão e Crescimento do Espiritismo - Tema de Mestrado na Puc-SP
Pesquisa analisa o impacto no crescimento do contingente espírita causado pelos posicionamentos institucionais de suas lideranças, concretizadas nas Federativas Estaduais. A conclusão é que as Federativas contribuíram para a consolidação do Espiritismo no Brasil; destaca algumas ambigüidades e chama a atenção que as Federativas não subsidiam o Movimento Espírita com informações estratégicas, com base em dados censitários oficiais.

Trata-se da Dissertação de Mestrado defendida por Jeferson Betarello, na PUC de São Paulo, em 2009, no programa de Ciências da Religião, transformada em livro (Volume 2 da série “Espiritismo na Universidade”), editado pelo Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro, em parceria com a Editora Unifran (Betarello, Jeferson; & Bueno, Cléria Bittar; Luz, Nadia Marcondes (Org.). UNIR PARA DIFUNDIR: O impacto das federativas no crescimento do Espiritismo. 1.e. São Paulo: Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo, 2010. 248p).

Informações: www.ccdpe.org.br




Congresso Catarinense sobre Mediunidade
Em comemoração aos 150 anos de O Livro dos Médiuns, a Federação Espírita Catarinense promoverá, no dia 8 de janeiro de 2011, o Congresso Catarinense sobre Mediunidade, no Centro de Eventos de Itajaí, Santa Catarina. Divaldo Pereira Franco, os diretores da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho e Marta Antunes de Moura, José Raul Teixeira, Sandra Della Póla e Suely Caldas Schubert e são  palestrantes confirmados para o evento. Informações: www.fec.org.br